Produtos


Estes são produtos preliminares produzidos no âmbito do PITU 2040 sujeitos a modificações ao longo do processo.


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Produto 1 - Relatório de Avaliação dos Planos de Transporte Metropolitano para a RMSP desenvolvido pela STM.

Descrição:



O P01 tem como objetivo apresentar uma análise das propostas integrantes dos dois PITUs anteriormente desenvolvidos pela STM, 2020 e 2025, visando a identificar fatos e ações que favoreceram ou dificultaram a implantação dos mesmos.

O P01 foi o ponto de partida na elaboração do PITU 2040 para abordar e levantar questões que permitam enriquecer os debates previstos no decorrer do processo e orientar os rumos do desenvolvimento do trabalho.

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Produto 2 - Realização de Seminário Técnico para Apresentação dos Resultados do Produto P01.

Descrição:



O P02 é o registro do Seminário Técnico, contendo todas as atividades preparatórias para sua realização – reuniões realizadas com os municípios e outros convidados, Grupo de Trabalho, relação dos representantes dos municípios convidados, entidade de fomento e financiamento, cópia das minutas de correspondência com os respectivos convites e todo o processo preparatório para a execução do Seminário Técnico. Em virtude da pandemia, o seminário ocorreu de forma virtual, porém com intensa participação dos representantes em decorrência das novas ferramentas de colaboração adotadas. O Seminário foi realizado em 1 de junho de 2021.

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Produto 3 - Relatório Síntese dos Estudos, Planos e Programas coletados de Mobilidade Urbana, com Banco de Dados Georreferenciado.


Descrição:



O P03 tem como objetivo apresentar os principais estudos, planos e programas de desenvolvimento urbano, transporte público, trânsito e infraestrutura desenvolvidos pelos governos federal, estadual e municipais e, por isso, importantes para serem considerados no desenvolvimento do PITU 2040. Além da identificação desses documentos, esse Produto tem como objetivo principal organizar as informações em uma base de dados georreferenciada, considerando dois grandes grupos: DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA e ARQUIVOS GEOGRÁFICOS.

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Produto 4 - Relatório de apresentação da Metodologia de Envolvimentos dos Atores.


Descrição:



O P04 tem como objetivo apresentar metodologia visando à efetiva participação de atores públicos e privados relacionados aos temas de desenvolvimento urbano, regional, mobilidade e infraestrutura no desenvolvimento do PITU 2040, promovendo a participação destes agentes no debate de políticas públicas.

O P04 relata e apresenta em linhas gerais a identificação dos atores a serem envolvidos, a estrutura organizacional dos trabalhos com os respectivos comitês e suas atribuições, as ações participativas que serão formadas por seminários e oficinas virtuais territoriais, as reuniões técnicas temáticas e uma proposta de cronograma de trabalho.

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Produto 5 - Realização de Seminário Estratégico para Discussão das Diretrizes do PITU 2040 (A Metrópole que queremos e como o PITU 2040 contribuirá para o alcance dessa visão).


Descrição:



O P05 teve como objetivo apresentar e documentar a metodologia elaborada e proposta para a realização do 1º Seminário Estratégico. Este seminário foi estruturado em 3 partes principais: a primeira consistiu na apresentação do resultado do processo de construção da Visão de Futuro da RMSP, abordando os temas da “Mobilidade Humanizada” e de “Como Garantir a Implementação do PITU 2040”; as seguintes foram voltadas para o debate entre os participantes e discussão dos resultados.

O Seminário Estratégico foi realizado virtualmente em 9 de setembro de 2021, com adoção de ferramental apropriado e intensa interação entre os participantes.

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Produto 6 - Relatório Descritivo das Discussões (Seminário Técnicos) e Consolidação dos Atributos da Metrópole Desejada.


Descrição:



O P06 tem como objetivo relatar as discussões realizadas e os resultados obtidos por meio das Oficinas Virtuais Territoriais, etapa fundamental do processo de construção da Visão de Futuro da RMSP. Ainda, consolida as discussões realizadas por meio da identificação dos atributos da metrópole desejada, principal insumo utilizado para a proposição posterior do enunciado da Visão de Futuro da RMSP.

O P06 apresenta o questionário online enviado aos participantes, o registro de todas as oficinas virtuais com suas apresentações, as listas de participantes e discussões ocorridas, atingindo finalmente a consolidação dos atributos a serem considerados.

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Produto 7 - Relatório de consolidação das “Diretrizes de Avaliação das Políticas de Transporte”.


Descrição:



O P07 tem como objetivo apresentar a consolidação da Visão de Futuro da RMSP, desenvolvida a partir de processo participativo conduzido com os atores identificados. A “Visão” e seus componentes constituem a principal diretriz a ser considerada para a avaliação das políticas de transporte na RMSP e das propostas e estratégias a serem considerados para o PITU 2040.

O P07 apresenta também um relato do processo de consolidação do enunciado da Visão de Futuro da RMSP e dos seus componentes associados, originados com base nas discussões realizadas em diversas atividades, como o Questionário Online, as Oficinas Virtuais e o envolvimento dos Comitês de Apoio ao PITU 2040.

O P07 contém uma proposta consolidada da Visão de Futuro da RMSP, condizente com o enunciado estabelecido de que A metrópole de São Paulo é cidade das pessoas, para as pessoas e pelas pessoas. Sem preconceitos, privilégios e amarras ao atraso. Aberta às oportunidades do século, ao desenvolvimento controlado e ao anseio de trabalhar ombro a ombro com os brasileiros de todos os rincões. Comprometida com valores democráticos e com a participação pública; Equidade social; Excelência ambiental; Empregos suficientes, Habitação digna, Educação e Saúde Proficientes, ao alcance de todos; Urbanismo e Transporte de mãos dadas; Mobilidade integrada, Sustentável e com Gestão da Demanda, com acessibilidade universal e segurança, harmonizadas com uma logística de cargas eficiente; e Governança Metropolitana, sem descontinuidades.

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Produto 8 - Elaboração e Avaliação da Rede de Simulação 2017.


Descrição:



O P08 teve como como objetivo documentar a representação de oferta e demanda modelada no software VISUM para a construção de um modelo multimodal da Região Metropolitana de São Paulo, com o ano base de 2017. Seu foco principal foi realizar a atualização da estrutura de dados a partir de um modelo já em uso pela STM, construído no mesmo software, elaborado durante o “Estudo de Política Tarifária do sistema de transporte público coletivo de passageiros da RMSP da STM”, entre 2018 e 2019.

O modelo contempla modos individuais (motorizado e não motorizado) e coletivo. A construção do modelo abarca elementos físicos (tais como as vias/ferrovias), características operacionais (como capacidade e intervalo entre partidas de linhas de ônibus e trilhos) e a modelagem do sistema de política tarifária vigente no ano base (2017).

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Produto 9 - Calibração e Avaliação da Rede de Simulação 2017.


Descrição:


O P09 teve como objetivo dar continuidade ao trabalho realizado no P08 – Elaboração e Avaliação da Rede de Simulação de 2017. O P09 buscou apresentar o processo de calibração do modelo de alocação de passageiros nas redes de transporte individual e público coletivo, a consolidação dos dados de referência e os resultados comparativos entre dados observados e simulados obtidos até o momento. A calibração consiste no processo iterativo de testes de alocação com finalidade de assegurar a confiabilidade e validade da rede de simulação, utilizando como referência dados da situação do sistema de transporte em análise.

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Produto 10 - Estudo e definição das variáveis necessárias aos modelos de demanda.


Descrição:



O P10 tem como objetivo apresentar a fundamentação teórica para o estudo e definição das variáveis explicativas a serem consideradas para a definição, desenvolvimento e calibração do modelo de geração de viagens.

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Produto 11 - Modelo de geração de viagens.


Descrição:



O Modelo de Geração de Viagens constante no Produto P11 tem como objetivo calcular para cada zona do modelo de tráfego, através de variáveis explicativas, o número de viagens produzidas e atraídas. No tradicional modelo de 4 etapas, a especificação usual dos modelos de geração visa expressar o tráfego produzido e atraído por cada zona como uma função linear de suas propriedades socioeconômicas, como características de população e emprego.

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Produto 12 - Modelo de distribuição de viagens.


Descrição:



O objetivo do P12 é gerar um modelo de distribuição que estime os intercâmbios de viagens entre as zonas de tráfego na área de estudo, determinando os locais de origem e destino das viagens, a partir dos resultados de produção e atração do modelo de geração e de medidas de acessibilidade entre as zonas.

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Produto 13 - Modelo de divisão modal de viagens.


Descrição:



O P13 tem como foco estimar, para cada par zona OD (origem Destino), a repartição da demanda sobre os modos: público, privado e ativo. O objetivo geral do modelo de transporte ao qual P13 faz parte é reproduzir a interação entre a demanda e a oferta de transporte usando como dados de entrada a rede de transporte e a demanda.

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Produto 14 - Avaliação dos resultados da alocação das matrizes de viagem e validação dos modelos

Descrição:


O P14 busca consolidar, de modo estruturado e conectado, o processo de alocação de viagens nas redes de transporte privado e público coletivo, além dos critérios de comparação dos resultados e eventuais ajustes realizados. Ademais, neste produto, é apresentada a metodologia do cálculo da receita tarifária e sua repartição, aplicada sobre os resultados da alocação da demanda modelada.

O modelo de alocação de viagens consiste na atribuição dos fluxos entre zonas aos caminhos da rede de simulação. Nessa etapa, são alocadas as matrizes dos modos privado e público, resultantes do modelo de demanda (elaborado segundo método 4 etapas). A validação
das diferenças entre valores observados x simulados é dada pela obtenção de discrepâncias acetáveis em termos estatísticos.

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Produto 16 - Relatório contendo a metodologia utilizada, consistência dos dados e os resultados obtidos dos Cenários Futuros.

Descrição:



O P16 tem como objetivo apresentar a consistência da base de dados adotada no presente estudo, bem como a metodologia que será utilizada para a projeção e a distribuição das variáveis socioeconômicas que fundamentaram os processos de modelagem de transportes.

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Produto 19 - Relatório de Análise Prospectiva, Tendências e Impactos das Novas Tecnologias no Perfil da Mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo.


Descrição:



O P19 tem como objetivo apresentar uma análise das tendências e impactos que as novas tecnologias podem gerar sobre o perfil da mobilidade na RMSP, aplicadas na gestão da demanda, no uso de aplicativos, novos modos de transporte, sistemas de informação e comunicação e novas formas de tarifação e arrecadação.
Nesse sentido, os padrões de mobilidade tendem a passar por muitas transformações nos próximos anos. Ao se planejar o ambiente urbano é preciso considerar essas possíveis transformações, de forma a possibilitar uma melhor adequação das políticas e distribuição dos investimentos, não somente com base na realidade atual, como também com base em possíveis realidades futuras. Além de ser um primeiro passo em direção à definição dos cenários futuros, é também parte de um conjunto de avaliações ao qual se incluem políticas de desenvolvimento urbano e estudos, planos e programas de mobilidade já existentes e previstos para os próximos anos.

Para essa discussão inicial, foram definidos os seguintes eixos principais: Tendências na Dinâmica das Viagens; Micromobilidade; Eletromobilidade: Novas Interfaces entre Usuários e Sistemas de Mobilidade; Práticas de Desestímulo ao Uso do Transporte Individual Motorizado; e Outras Tendências ou Tecnologias.

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Produto 20 - Relatório sobre as Fontes de Financiamento.


Descrição:



O P20 é um documento que apresenta o quadro atual de fontes de financiamento voltadas para o transporte coletivo urbano no âmbito da RMSP. Como as fontes mais tradicionais de financiamento de investimentos e do custeio encontram-se comprometidas ou esgotadas, o Produto indica parâmetros e metodologias que orientam a discussão sobre fontes alternativas de recursos, seja para investimentos em melhorias e expansão dos sistemas de transporte coletivo, seja para a cobertura parcial de seus elevados custos operacionais.

Em linhas gerais o P20 aborda o tema em:

• Fontes de financiamento existentes, incluindo uma compilação dos investimentos e despesas, associados ao PITU, expressos no orçamento do Estado do São Paulo; operações urbanas realizadas no âmbito das competências do município de São Paulo e parcerias público-privadas.

• Fontes de financiamento potenciais, articuladas entre os municípios da RMSP, destinadas a investimentos de interesse do transporte, receitas derivadas do uso do viário, requalificação do vale transporte, municipalização da CIDE, dentre outros.

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Produto 21 - Relatório do Modelo Institucional.


Descrição:



O P21 tem como objetivo apresentar propostas para uma formatação institucional que possibilite a gestão da implantação dos investimentos propostos no PITU 2040, especificamente com a perspectiva de criação de uma estrutura reguladora para os serviços em questão.
Foram formuladas propostas de criação de agência, divididas em: (i) cenários estaduais, nos quais foi mantida a atual preponderância de competência material e regulatória do Estado de São Paulo para o transporte metropolitano; e (ii) cenários metropolitanos, os quais refletem a tendência de maior valorização da atuação das instâncias metropolitanas no desempenho das funções entendidas como comuns.

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Produto 22 - Relatório de Análise das Políticas de Desenvolvimento Urbano.


Descrição:



O P22 tem como objetivo analisar as políticas de desenvolvimento urbano e propor diretrizes de uso e ocupação do solo a partir de uma correlação entre “transporte e desenvolvimento urbano”. Com isso, visa a mitigar os desequilíbrios atuais e tendenciais entre as duas funções, atenuando a necessidade de incremento em infraestrutura de transporte. O produto tem como premissas incentivar a criação e requalificação das centralidades urbanas e fortalecer as relações entre transporte, uso do solo, habitação e desenvolvimento econômico, promovendo o equilíbrio entre a capacidade de oferta de transporte urbano e a densidade de ocupação.

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Produto 23 - Relatório de Diagnóstico dos Impactos do TIC na Rede de Transporte Coletivo da RMSP.


Descrição:



O P23 tem como foco o Trem Intercidades – TIC, apresentando uma caracterização sobre os estudos desenvolvidos desde 2012 pela Companhia de Trens de Metropolitanos de São Paulo – CPTM até o quadro atual do Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista (PAM-TL) elaborado pela SLT, e do Estudo TIC São Paulo/Campinas elaborado em 2019 pela STM. Sendo assim, o presente produto analisa e caracteriza os estudos mais recentes e disponíveis que formularam o Programa Trem Intercidades no contexto do Estado de São Paulo, sendo o trecho São Paulo – Campinas considerado prioritário em decorrência de maiores volumes de passageiros e benefícios.

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Produto 24 - Elaboração de Estratégias para Atendimento das Demandas Regionais Externas de Passageiros.


Descrição:



O desenvolvimento do P24 toma como base a análise dos passageiros transportados nos principais eixos rodoviários de acesso à Região Metropolitana de São Paulo, considerando os fluxos de veículos que trafegam nas rodovias e as viagens regionais que acessam ou partem da RMSP, utilizando terminais rodoviários, aeroportos ou transporte fretado. Essa análise é relacionada com proposições de interesse regional, como linhas de TIC (Trem Intercidades), da CPTM, e melhorias de acessibilidade aos pontos de conexão de terminais rodoviários, aeroportos ou ônibus fretados. A principal base de dados de demanda é a Pesquisa na Linha de Contorno, integrante da Pesquisa Origem e Destino 2017, elaborada pelo Metrô, que investiga as viagens externas, aquelas que têm origem ou destino fora da área de estudo ou que a atravessam (Viagens de Passagem).

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Produto 25 - Relatório de Análise do Impacto da Circulação de Carga na Rede de Transporte Coletivo.


Descrição:



O P25 tem como objetivo diagnosticar o estado atual da circulação de cargas na RMSP, analisando as infraestruturas existentes, os principais gargalos operacionais, problemas regulatórios e a relação com o porto de Santos. É apresentada uma Visão de Metrópole, indicando que a RMSP deve se desenvolver de forma sustentável e inteligente de modo que isso se concretize, é importante que o transporte de cargas deve haver um aumento da intermodalidade, para que a operação seja mais eficiente e produtiva. São apresentadas também proposições conectadas a essa Visão de Metrópole que tem como objetivo combater os problemas atualmente identificados.

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Produto 26 - Estratégias Base e Mínima.


Descrição:



O P26 é um documento que recapitula os componentes da estratégia Base (está presente como situação padrão de calibração do modelo) e define projetos e medidas que integrarão a estratégia mínima. A Estratégia Base contempla a configuração da rede de transporte da RMSP no ano base 2017, em que se realizou a última pesquisa OD para a Região e corresponde à rede calibrada no modelo de transporte. Já a Estratégia Mínima se compõe da estratégia base atualizada para o ano de 2021, com acréscimo de projetos que apresentam grande probabilidade de serem implantados até o ano horizonte do PITU 2040. Contemplando, portanto, a infraestrutura de transporte em operação até o ano 2021, bem como os investimentos já comprometidos, ou seja, os projetos em obras ou em contratação, avaliados como irreversíveis. Dessa forma, o P26 em questão é o início da discussão da simulação de cenários futuros.

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Produto 27 - Representação das estratégias nos modelos de simulação.


Descrição:



O P27 tem como objetivo apresentar os atributos e detalhamentos de rede para representação da Estratégia Mínima no modelo, de modo coerente com a Rede Base 2017 de calibração (referência de demanda) e de acordo com as definições efetivadas no Produto 26 – Estratégia Base e Mínima.

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Produto 28 - Relatório de simulação da Estratégia Mínima.


Descrição:



O P28 tem o objetivo de apresentar os resultados das simulações de cenários que envolvem a Estratégia Mínima.

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Produto 29 - Proposição e Representação das Estratégias Alternativas.


Descrição:



O P29 tem como objetivo discutir diretrizes e proposições no processo de elaboração da estratégia alternativa do PITU2040. É apresentado todo o embasamento para a definição das alternativas de rede avaliadas na análise multicritério, também mostradas nesse relatório. Além do tema da infraestrutura, são abordadas alternativas relacionadas a políticas de gestão de demanda e institucional, novas tecnologias, políticas de preço e integração dos sistemas. A alternativa tarifária e avaliações do MaaS que se mostram mais relevantes para simulação no modelo do PITU são apresentadas.

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Produto 30 - Elaboração Matriz Multicritério de Decisão (Indicadores de Avaliação das
Estratégias).


Descrição:



O P30 tem como objetivo discutir o processo de elaboração da matriz multicritério de decisão, seus indicadores associados e a sua vinculação com a Visão de Futuro da Metrópole para o horizonte de 2040.

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Produto 31 - Simulação e Avaliação das Estratégias Alternativas.


Descrição:



O P31 tem como objetivo apresentar a aplicação e resultados do modelo multicritério para seleção da alternativa de rede.

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Produto 32 - Cronograma de Implantação.


Descrição:



O P32 tem por objetivo apresentar o cronograma de implantação das diretrizes propostas de rede (infraestrutura, tarifa e gestão), indicar, referencialmente, fontes de recursos de investimentos apresentadas no Produto 20 – Fontes de Financiamento, visando a otimização da capacidade de investimento do Estado e a uma maximização dos benefícios a serem obtidos, assim como a definição de estratégias, com indicação das referidas fontes, para apontar a relação entre
os investimentos necessários em referência à cronologia de implantação, o que possibilitaria uma melhor adequação dos investimentos. Em anexo a esse documento, é apresentado o cronograma propriamente dito contendo de forma aprofundada as informações citadas a seguir.

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Produto 33 - Benefícios Sociais.


Descrição:



O P33 tem como objetivo apresentar um quadro sobre o valor econômico dos benefícios gerados pelos investimentos previstos nos programas PITU e colocar em discussão, em especial, a alocação de investimentos e seus efeitos sobre o tempo de viagem despendido pelos usuários dos serviços, a emissão dos poluentes pelo conjunto dos modos de transporte na RMSP, os acidentes de trânsito e os custos operacionais do conjunto de todos os modos que compõem a matriz de transporte da região metropolitana.

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Produto 34 - Consolidação da Alternativa Selecionada.


Descrição:



O P34 tem como objetivo apresentar os resultados do desempenho da Estratégia Alternativa Selecionada em relação à Estratégia Mínima, além de diretrizes do PITU2040 relacionadas à rede metropolitana.

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