O PITU 2040
O PITU 2040 tem como objetivo desenvolver, para os próximos 20 anos, a política de mobilidade do Estado para a Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a definição da rede de transporte público de passageiros para atender às necessidades de deslocamentos urbanos e os investimentos e ações necessários para implantação desta política. O PITU é um processo permanente de planejamento estratégico cuja metodologia e técnicas empregadas visam proporcionar reciclagem e atualizações periódicas.
Etapas de desenvolvimento do PITU 2040
- Avaliação do PITU 2020.
- Identificação dos atuais planos de mobilidade urbana na RMSP.
- Processo de participação dos atores envolvidos: diálogo com a sociedade organizada.
- Formulação de cenários futuros.
- Projeção dos deslocamentos metropolitanos obtidos da Pesquisa OD 2017 para os anos de 2020, 2022, 2025, 2030, 2035 e 2040, estabelecendo suas matrizes de viagens.
- Novas tendências tecnológicas:
• Aumento da utilização de aplicativos
• Veículos autônomos
• Novos sistemas de cobrança de passagens
• Aumento de veículos alternativos como patinetes e bicicletas
• Uso de aplicativos “on demand” para ônibus uso de modalidades de energia mais sustentáveis - Análise de desenvolvimento urbano: uso e ocupação do solo.
- Análise do impacto do transporte de carga no Sistema de Transporte Público de Passageiros.
- Definição dos trechos prioritários.
- Formulação das alternativas estratégicas de implantação.
- Quantificação dos ganhos sociais e ambientais.
- Consolidação e detalhamento da alternativa selecionada.
- Propostas institucionais de implantação e financiamento.
Objetivos
Formas de Participação
Para garantir a participação ao longo de todo o desenvolvimento do PITU através de:
Seminários Estratégicos: um no início dos trabalhos onde será apresentado para representantes da sociedade organizada a metodologia de trabalho do PITU e os resultados esperados. No segundo seminário, na conclusão das atividades, serão apresentados os resultados obtidos.
Reuniões Técnicas: realizadas por assuntos específicos tais como modelagem, uso do solo, políticas tarifárias, questões ambientais, novas tecnologias, ou para tratar especificamente das subregiões da RMSP e Capital.