Reunião Temática 8 – Avaliação das Alternativas
17 de novembro de 2022 @ 15:00 - 17:30 - Ao longo do desenvolvimento do PITU 2040, é considerada a formulação dos seguintes grupos de estratégias: a Estratégia Base, a Estratégia Mínima e a Estratégia Alternativa, esta última composta pelas Expansões 1 e 2. Por definição, a Estratégia Alternativa é aquela que agrega aos elementos da, as proposições, empreendimentos e projetos que contribuam para a [...]
Data/Hora
Date(s) - 17 de novembro de 2022
15:00 - 17:30
Categories No Categories
Ao longo do desenvolvimento do PITU 2040, é considerada a formulação dos seguintes grupos de estratégias: a Estratégia Base, a Estratégia Mínima e a Estratégia Alternativa, esta última composta pelas Expansões 1 e 2.
Por definição, a Estratégia Alternativa é aquela que agrega aos elementos da, as proposições, empreendimentos e projetos que contribuam para a consecução dos Objetivos Estratégicos, estes representados pela Visão de Futuro da Metrópole, construída ao início do desenvolvimento do Plano. A Estratégia Alternativa deve ser, ainda, substantivamente mais ambiciosa que a Estratégia Mínima de forma a ser ampliar os benefícios sociais esperados até o ano de 2040.
As proposições levantadas, concorrentes ou complementares, são agrupadas conforme sua função no sistema de mobilidade metropolitana:
•Propostas de Investimento em Infraestrutura: visam promover o aumento da capacidade, da integração entre subsistemas e da continuidade entre as redes de mobilidade da Metrópole;
•Propostas de Gestão: visam otimizar o uso da infraestrutura de transporte disponível promovendo a qualificação do serviço oferecido sem aplicação de investimentos significativos. Encaixam-se aqui as proposições relativas à mobilidade compartilhada, serviços sob demanda, rodízio etc.;
•Política de Preços: aquelas que envolvem valores monetários – política tarifária do sistema de transporte público, preço do combustível, preço de estacionamento etc. As políticas de preços muitas vezes complementam as Propostas de Gestão, podendo ser empregadas como contrapartida para ressarcimento de deseconomias que geram na cidade.
A Estratégia Alternativa Integrada é a escolhida entre as alternativas e constitui o núcleo do PITU 2040. Ela abarca, a nível estratégico, todos os modos com alcance metropolitano (mobilidade de interesse comum a mais de um município na RMSP) de todas as instâncias de governo e mobiliza todos os instrumentos aplicáveis, contidos na infraestrutura e planejamento urbano, nas políticas de gestão, nas políticas de uso do solo e nas políticas de preço.
[PDF] Reunião Temática 08 Apresentação
[PDF] Ata_RT08_Avaliação Multicritério Alternativas de Rede (Infraestrutura)