Reunião Temática 3 – Novas Tecnologias
10 de março de 2022 @ 15:00 - 17:00 - Muito se fala sobre a revolução digital e da sua influência no surgimento de novas tendências em relação a maneira pela qual os deslocamentos são realizados nas cidades, sejam estas grandes ou pequenas. Essas tendências estão remodelando o setor da mobilidade urbana, gerando novos padrões de circulação, seja por meio do surgimento e popularização de [...]
Data/Hora
Date(s) - 10 de março de 2022
15:00 - 17:00
Categories No Categories
Muito se fala sobre a revolução digital e da sua influência no surgimento de novas tendências em relação a maneira pela qual os deslocamentos são realizados nas cidades, sejam estas grandes ou pequenas. Essas tendências estão remodelando o setor da mobilidade urbana, gerando novos padrões de circulação, seja por meio do surgimento e popularização de novos modos de transporte, seja por meio de alterações na produção e atração de viagens.
Observa-se que gradativamente os sistemas de mobilidades buscam a se tornar mais sustentáveis, mais compartilhados e mais conectados.
Esses três conceitos se mostram como grandes direcionadores do futuro da mobilidade que teremos nas nossas cidades. A dependência de combustíveis fósseis está cada vez menor à medida que veículos elétricos se tornam os modelos mais vendidos em vários países. Veículos particulares se tornam cada vez menos populares enquanto veículos compartilhados ganham a preferência dos usuários com facilidade de acesso, custos mais baixos e menores externalidade associadas. Dispositivos conectados online permitem a comunicação direta e em tempo real dos diversos componentes dos sistemas de mobilidade. Veículos, semáforos, estacionamentos, rotas então em constante comunicação e interação, centrados em usuários em busca de mais rapidez, conforto, economia e praticidade.
A mobilidade urbana, cada vez mais vista como um serviço compartilhado por todos, necessita que seus diversos modos sejam integrados por uma plataforma digital única e integrada. Assim, transportes coletivos sob demanda, complementares ao transporte público de média e alta capacidade, podem passar a ser oferecidos, tornando a rede mais eficiente e com mais qualidade e conforto ao passageiro.
Ainda, considerando-se a política tarifária, uma maior flexibilização mostra-se cada mais necessária, podendo não somente ser racionalizada, mas também se tornar dinâmica de acordo com os níveis demanda.
Nesse sentido, os padrões de mobilidade tendem a passar por muitas transformações nos próximos anos. Ao se planejar o ambiente urbano é preciso considerar essas possíveis transformações, de forma a possibilitar uma melhor adequação das políticas e distribuição dos investimentos não somente com base na realidade atual como também com base em possíveis realidades futuras. Sobretudo considerando que o PITU tem um horizonte temporal de 20 anos, que no contexto tecnológico corresponde a várias gerações.
A reunião Temática pretende incitar essa discussão de forma a suportar a definição e avaliação das estratégias a serem propostas como parte do PITU 2040.
Palestrantes: Edouard Naye, Luiza Maciel e Rodrigo Laboissiere
[PDF] Reunião Temática 03 Apresentação
[PDF] Ata RT03 Novas Tecnologias
[VÍDEO] PITU 2040 Terceira Reunião Temática, Novas Tecnologias
[VÍDEO] Apresentação sobre Autonomous Mobility, por Edouard Naye